Av. Paulo Pereira Gomes, 1156, Ventura Office - Morada de Laranjeiras, Serra - ES, 29166-828
contato@casfadvogados.adv.br

Cobrança de Inadimplência

Entre a multiplicidade de tarefas pelas quais o síndico é responsável, uma é também o controle de contas, o que significa também um controle dos inadimplentes. Para cobrar os inadimplentes, é preciso entender o motivo da demora, tentar ajudar e, em alguns casos, levar o caso à
Justiça.

Este talvez seja o maior desafio enfrentado pela liderança e gestão, como o projeto não gera receita além da relação de custo do projeto, um elevado número de inadimplentes pode afetar todas as áreas do condomínio.

Assim, quando o proprietário do condomínio deixa de pagar suas contas, o valor aumenta para todos os demais moradores. Isso pode criar uma série de problemas para um condomínio, que vão desde a falta de manutenção do equipamento básico, colocando os residentes em perigo indevido, até a
falta de segurança.

O primeiro passo a ser tomado é entender a Lei para saber como cobrar o condomínio atrasado. Além da taxa condominial, as leis brasileiras permitem que sejam cobrados multas e juros no caso de atrasos.

É importante que seja enviada uma carta ou notificação de atraso, o que faz com que o morador fique ciente da sua situação e procure regularizar o quanto antes. Se o pagamento nao for efetuado no primeiro mes de atraso, o condomínio já pode iniciar uma ação judicial de cobrança, é claro que depois de tentar uma solução amigável com o condômino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *